Angelo Agostini: 100 anos depois
22.09.2010
Seminário Angelo Agostini na Casa de Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promoveu, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em seu auditório, o seminário Angelo Agostini: 100 anos depois. Coordenado por Isabel Lustosa, o seminário reuniu, pela primeira vez, todos os especialistas na vida e obra de Angelo Agostini.

O homenageado foi o maior caricaturista da imprensa brasileira do século XIX. Italiano que se estabeleceu em São Paulo durante a década de 1860, Agostini começou ali uma carreira que só se encerraria em 1910. No Rio de Janeiro, para onde se transferiu na década seguinte, ele atuou em várias publicações até criar a sua "Revista Ilustrada" (1876/1898), a de vida mais longa do gênero em seu tempo. Abolicionista, anticlerical, republicano e dono de um traço e de um humor sofisticados, Agostini teve atuação marcante na história do Brasil imperial.

Ele foi um precursor das histórias em quadrinho e exerceu grande influência sobre as gerações de caricaturistas que o sucederam.Entre os palestrantes, estiveram: Antonio Luiz Cagnin (ECA/USP), Marcelo Balaban (História/UnB), Lilia Moritz Schwarcz (Antropologia/USP), Ana Luiza Martins (CONDEPHAAT/Secretaria de Cultura/SP) e Laura Nery (História/Uerj).